Medicamento Imatinibe
Apresentação Padronizada
Cápsula 100 mg
Capsula 400 mg
Via de Administração
VO, VSNG, VSNE, VJ, VG.
Orientações Via Sonda
Para administração por sonda enteral, dissolver em 50 mL de água mineral e administrar imediatamente.
Recomendações
- Deve ser administrado concomitantemente à NE para minimizar os efeitos GI.
- Por via oral deve ser administrado junto com a alimentação e um copo grande de água para reduzir risco de irritação gastrintestinal.
Particularidades dos Antineoplásicos
- Os pacientes devem ser pesados e monitorados regularmente para sinais e sintomas de retenção de líquidos.
- O risco de retenção de líquidos e edema é maior em pacientes que utilizam doses mais altas de Imatinibe ou com idade >65 anos.
- Utilizar com cautela em pacientes com sinais de insuficiência hepática.
- Monitorar contagens de leucócitos e semanalmente no primeiro mês, a cada duas semanas no segundo mês e periodicamente após.
- Pacientes com desordens da coagulação devem utilizar heparina de baixo peso molecular ou heparina convencional uma vez que Imatinibe pode reduzir o metabolismo da varfarina.
Ajuste Insuficiência Renal
Comprometimento leve (ClCr 40 - 59 mL/min): dose máxima 600 mg.
Comprometimento moderado (ClCr 20 - 39 mL/min): iniciar com a dose reduzida em 50%; dose pode ser aumentada se tolerada; dose máxima recomendada: 400 mg.
Comprometimento severo (Cl <20 mL/minuto) - use com cautela; a dose de 100 mg/dia tem sido tolerada em comprometimento severo.
- Embora haja informações disponíveis muito limitadas, pacientes com disfunção renal grave ou em diálise também podem iniciar o tratamento com doses de 400 mg. Entretanto, recomenda-se cautela com estes pacientes.
Ajuste Insuficiência Hepática
Comprometimento leve a moderado: dose inicial de 400 mg/dia (dependendo da indicação).
Comprometimento grave: dose inicial usual 300 mg/dia (dependendo da indicação).
Se: Bilirrubina > 3x o limite superior de normalidade ou AST/ALT > 5x o limite superior de normalidade, suspender Imatinibe até bilirrubina < 1,5x o limite superior de normalidade ou AST/ALT < 2,5x o limite superior de normalidade. Reiniciar com dose reduzida.
- Os seguintes reajustes de dose são sugeridos:
Crianças ≥ 2 anos: se dose atual 260 mg/m2/dia, reduzir a dose para 200 mg/m2/dia; se dose atual 340 mg/m2/dia, reduzir a dose para 260 mg/m2/dia.
Adultos: se dose atual 400 mg, reduzir a dose para 300 mg; se dose atual 600 mg, reduzir a dose para 400 mg; se dose atual 800 mg, reduzir a dose para 600 mg.
Restrição
Uso restrito conforme Diretrizes Terapeuticas do Ministerio da Saude.
Classificação Terapêutica
Antineoplásico inibidor da tirosina quinase.